Sumário de Ajuda

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Básico Ir para o início da tela

Navegação
Você pode navegar pelo OPAC da Web usando os botões do navegador, bem como os botões oferecidos nas telas.
A janela do OPAC Web possui dois painéis. No painel superior é exibido o menu, que aparece em todas as telas e oferece os links para as funções e opções do sistema. Na parte inferior, são exibidas as diversas opções de pesquisa e os resultados.

Identificação
Através da identificação, seu cadastro de usuário na biblioteca é verificado e alguns dados do mesmo são exibidos. Algumas operações do OPAC da Web exigem Identificação. Se o objetivo é usar somente a pesquisa, você não precisa identificar-se. Se você é um usuário cadastrado na biblioteca e colaborador do IPT, informe seu usuário e senha de rede/e-mail, se aluno do Mestrado seu usuário e senha é seu ID de usuário (matrícula no mestrado) e clique em Identificação.

Tipos de Pesquisa por Palavras
Há cinco tipos de pesquisas disponíveis no OPAC da Web: Simples, Multi-Catálogo, Avançada, CCL e por lista. Para escolher um destes tipos, clique no link correspondente no menu de Pesquisa Simples, sendo que os dois últimos tipos são disponibilizados após o resultado da pesquisa . Para mais informações, veja a seção Pesquisa por Palavras.

Requisitos do Navegador de Internet
É necessário um navegador para Web (Internet Explorer 5.x ou superior; Netscape 6.2 ou superior) configurado para caracteres Unicode. Usuários do Windows necessitam de Windows 95 ou superior (Windows 2000 é recomendado) com Global IMEs (input method editors) apropriados instalados. Usuários Macintosh precisam OS9.x com pacotes de idioma apropriados instalados ou OS X.



Pesquisa por Palavras Ir para o início da tela

A função Pesquisa por Palavras permite encontrar registros através de palavras-chaves, expressões ou números de identificação. Para efetuar qualquer pesquisa, clique em Pesquisa Simples na barra de menu. Existem cinco tipos diferentes de pesquisas disponíveis no OPAC da web: Simples; Multi-Catálogo; Avançada, CCL e Pesquisa por lista.

Pesquisa Avançada Ir para o início da tela

A Pesquisa Avançada permite pesquisar na base de dados qualquer palavra, presente em qualquer campo do registro, ou também optar pela pesquisa em campos específicos (por exemplo, autor, título, editora, etc). Você pode usar o menu de opções para especifica os campos para pesquisa. Ao efetuar a pesquisa, o sistema usa relação de AND entre os campos. Para ver o resultado, clique na coluna No. de registros

Pesquisa Simples Ir para o início da tela

Neste caso, você pode optar por um campo para pesquisa, como por exemplo, Autor, Assunto, No. de sistema, etc. e digitar a palavra ou expressão de pesquisa. O sistema não diferencia caracteres maiúsculos e minúsculos. Você pode usar os operadores AND, OR e NOT na expressão de pesquisa. Você pode precisar pesquisar os termos AND/OR/NOT como uma palavra ou parte da expressão de pesquisa (ou seja, não com a função de operador booleano), como por exemplo, TIT=gone but NOT forgotten, ou entre duplas aspas WTI="gone but NOT forgotten". Nestes exemplos, NOT está indicado em maiúsculas para destaque somente, pois ele pode ser informado em minúscula na pesquisa.
Para pesquisar termos próximos um do outro, selecione Sim na opção Palavras adjacentes.

Construindo uma Pesquisa Ir para o início da tela

É possível definir o número máximo de registros que uma expressão de pesquisa pode recuperar, por exemplo, 5000. Além disto, por padrão, o sistema exibe e ordena até o máximo de 1000 registros na tela de resultados de uma pesquisa.

O ALEPH oferece os operadores and , or, e not. O operador and é assumido quando nenhum operador é indicado na pesquisa. Operadores podem ser digitados em inglês ou expressos através dos seguintes símbolos:

  • AND = + (sinal de mais)
  • AND = & (e comercial)
  • OR = | (barra vertical)
  • NOT = ~ (til)

Todas as pesquisas podem ser ainda filtrada por idioma, e datas . Estes filtros podem ser aplicados no lado direito de cada tela de pesquisa.

Além das Dicas de Pesquisa encontradas no rodapé da cada formulário de pesquisa, a seguir estão algumas regras para todos os tipos de pesquisa realizados:

O caractere ? (ponto de interrogação) e o caractere * (asterisco) podem ser colocados à esquerda, direita ou no meio de uma palavra, mas nunca podem ser utilizados mais de uma vez por expressão.

O símbolo # pode ser usado para encontrar variações na ortografia em casos em que uma versão da palavra possui um caractere a mais que outra versão. Por exemplo, colo#r irá encontrar tanto color como colour; e arch#eology irá encontrar tanto archaeology como archeology.

O caractere ! pode ser usado para encontrar variações ortográficas em casos que um caractere único pode variar. Por exemplo, wom!n recupera tanto woman como women.

O símbolo % seguido de um número pode ser colocado entre duas palavras para indicar que as palavras apareçam dentro de uma distância específica. Por exemplo, england %3 ballads recupera Ballads of England, Ballads of Merry Olde England e England and Her Ballads.

O caractere ! seguido por um número, pode ser colocado entre duas palavras para indicar que as palavras apareçam dentro de uma distancia entre elas, e na mesma ordem em que foram digitadas. Nesse caso, england !3 ballads recupera Ballads of England e Ballads of Merry Olde England mas não England and Her Ballads.

O -> (hífen seguido de sinal de maior) pode ser colocado entre duas palavras. Isto indica que você deseja recuperar registros que tenham da primeira palavra indicada até a segunda (inclusive). Este recurso de pesquisa é útil, por exemplo, para limitar datas de publicação. O símbolo -> pode ser substituído por to. Por exemplo: 1993 -> 1996 ou 1993 to 1996.



Pesquisa CCL - Linguagem Comum de Comandos Ir para o início da tela

A linguagem CCL - Common Command Language pode ser utilizada para pesquisar palavras ou cabeçalhos em diferentes índices simultaneamente. Ela fica disponível na parte inferior da tela de resultados em Revisar sua pesquisa. As abreviaturas utilizadas na expressão CCL podem ser consultadas na seção Códigos CCL.

Exemplo: ((wau=carlyle or ruskin or hegel) and (wti=cultur?)) not (wsu=art?) >Esta pesquisa encontra documentos com as palavras Carlyle ou Ruskin ou Hegel no campo de autor, com a palavra iniciada por cultur no campo de título, por exemplo, cultura, culturas, cultural, etc., desde que os documentos não tenham palavra iniciada por art no campo assunto, por exemplo, arte, artes, artista, artístico, etc.

Códigos CCL Ir para o início da tela

A seguir estão as abreviaturas mais comuns utilizadas pela linguagem CCL do ALEPH:

LCC - Classificação LC
LCN - Topográfico LC
DDC - Dewey
TIT - Títulos
AUT - Autores
IMP - Imprenta
SUB - Assuntos
SRS - Série
LOC - Localização
WRD - Palavras em geral (qualquer campo)
WTI - Palavras no campo título
WAU - Palavras no campo autor
WPE - Palavras no campo de autor pessoal
WCO - Palavras no campo de autor corporativo
WME - Palavras no campo eventos
WUT - Palavras no campo de título uniforme
WPL - Palavras no campo local
WPU - Palavras no campo editora
WSU - Palavras no campo assunto
WSM - Palavras no campo assunto - MeSH
WST - Palavras do campo status do item
WGA - Palavras do campo área geográfica
WYR - Ano de publicação

Pesquisa Multi-Catálogo Ir para o início da tela

Você pode usar a Pesquisa Multi- Catálogo para pesquisar duas ou mais bases de dados simultaneamente. A pesquisa recupera registros que atendem aos critérios indicados, em cada uma das bases selecionadas. Quando você clica no OK, a página com os resultados da pesquisa Multi- Catálogo é exibida. Esta página contém a lista das bases de dados pesquisadas e o número de registros recuperados em cada uma. Clique no link com o nome da base de dados para ver os resultados de cada pesquisa individualmente.

Pesquisa Multi-Campo Ir para o início da tela



Pesquisa por Listas Ir para o início da tela

A Pesquisa por Listas permite percorrer o catálogo em ordem alfabética ou numérica, como um dicionário. O resultado mostra a lista pesquisada, indicando o número de documentos correspondentes a cada entrada e as referências cruzadas, se houver. Você pode mover-se na lista, sendo que o sistema não diferencia maiúsculas e minúsculas.

Como usar a Pesquisa por Listas:
2 maneiras de percorrer uma lista:


  • Usando a Pesquisa por Palavras, assim:
    • Abra um registro em formato completo
    • Clique em um campo sublinhado, por exemplo, Autor. O sistema oferece uma página de serviços que contém a opção Percorre a lista de cabeçalhos na base de dados.
    • Acionando o botão OK, a Lista de Autores é exibida, com o autor selecionado no topo da lista.
  • Quando estiver visualizando uma referência cruzada, clicando sobre os links Termo adotado ou Termo não-adotado, é apresentada a lista correspondente, com a entrada no topo da mesma.
Registros Resumidos Ir para o início da tela

Na opção Pesquisa por Listas, você pode selecionar o link headings para recuperar a lista de documentos relacionados com a entrada. Observe que este link aparece somente para as entradas que tem registros associados.

Pesquisas Anteriores Ir para o início da tela

Você pode ver os resultados de pesquisas anteriores, incorporá-las em novas pesquisas ou combiná-las em um único resultado de pesquisa.
Para ver a lista de pesquisas realizadas na sessão atual, clique em Pesquisas Anteriores na barra de menu.

  • Para revisar uma pesquisa, selecione a mesma e clique em Modificar.
  • Para eliminar uma pesquisa, selecione a mesma e clique em Excluir.
  • Para combinar duas ou mais pesquisas, selecione-as e clique em Cruzar.
  • Para definir um DSI a partir da pesquisa, selecione-a e clique em Perfil de DSI.

Cruzar permite você combinar os resultados de diferentes formas. Por exemplo, se você pesquisou Chicago, e depois Illinois, você pode combinar os resultados escolhendo uma operação lógica pré-definida: And, Or, No primeiro e não no segundo, No segundo e não no primeiro.
Para combinar os resultados usando as opções No primeiro, mas não no segundo e No segundo, mas não no primeiro, selecione dois resultados somente.



Codificação de Caracteres e Unicode Ir para o início da tela

Os registros do catálogo são codificados em Unicode, permitindo a exibição de uma variedade de alfabetos que possuem sinais diacríticos (acentos) e caracteres especiais.

Exibição de Caracteres que não existem no Inglês
Se você está visualizando caracteres estranhos nos registros exibidos no OPAC da Web, pode ser em função de seu navegador. Pode haver registros no catálogo que sejam em alfabetos diferentes dos da Europa Ocidental. Para visualizar corretamente estes registros, é necessário usar um navegador configurado para mostrar estes idiomas. Em geral, o navegador deve prover visualização Unicode (codificação de caracteres UTF-8), e deve ter fontes apropriadas.
Em navegadores mais antigos, alguns caracteres de idiomas diferentes dos da Europa Ocidental são exibidos como um conjunto de quatro letras e números. Por exemplo, no Netscape 4.x, registros com caracteres chineses são exibidos como \65B0\653F.

Para configurar a codificação de caracteres:

  • Internet Explorer:
    No menu Exibir, selecione Codificação, então marque Seleção automática.
  • Netscape:
    No menu Exibir, selecione Codificação, então marque Detecção automática, e Todos [para Netscape 6.x] ou Universal [para Netscape 7.x].

A fonte Arial Unicode MS é a mais completa para caracteres Unicode e é oferecida pelos produtos Publisher 2000, Office 2000 Professional, Office da Microsoft.
Se você não possui a fonte Arial Unicode MS, outras fontes podem ser usadas no OPAC da Web. Para informações sobre outras fontes compatíveis com Unicode, veja Useful resources no link www.unicode.org.



Formato de Visualização Ir para o início da tela

Essa opção permite que você configure a visualização das informações no OPAC da Web. Você pode determinar o idioma da interface e o idioma dos termos do tesauro que são exibidos. Além disso, é possível indicar a ordem e o formato em que os registros bibliográficos devem ser exibidos. Estas configurações são feitas na opção Preferências ou a partir de tela de Informações do Usuário. Se você é um usuário convidado, estas configurações não são salvas.

Bases de Dados Ir para o início da tela

Para ver a lista de bases de dados, clique em Catálogos a partir no menu. A Biblioteca determina quais bases de dados podem ser acessadas através do OPAC da Web.

Registro Completo Ir para o início da tela

Ao acionar a exibição do registro completo, o formato automaticamente selecionado é o padrão, porém você tem opção de alterar a forma de exibição do registro para Ficha, Reduzido, Nomes MARC e Campos MARC.

O formato Padrão oferece links que permitem:

  • Percorrer uma lista alfabética de entradas
  • Pesquisar registros similares ou relacionados
  • Acionar um mecanismo de pesquisa externo para localizar informação relacionada
  • Visualizar informação da coleção (exemplares)
  • Acessar arquivos externos, tais como um periódico eletrônico.

Além disto, na visualização do Registro Completo, acima do registro, há uma barra de opções, descritas a seguir:

  • Para salvar o registro no PC ou enviá-lo por e-mail, clique em Salvar.
  • Para adicionar o registro na opção Meus Docs, clique em Ad. Meus Docs.

Histórico Ir para o início da tela

A função Histórico permite ao usuário, mediante identificação, ver as suas consultas, salvas em acessos anteriores. Estas consultas são salvas em uma memória permanente e podem ser usadas como bookmarks no futuro. Para salvar suas consultas no Histórico, acesse o link Pesquisas Anteriores.

Para ver suas consultas anteriores, clique em Histórico no menu.

Na lista de histórico, você pode selecionar uma pesquisa e refazê-la, clicando em Pesquisar, ou excluí-la da memória. Observe que o número de documentos mostrado refere-se à pesquisa feita quando a consulta foi salva.

Coleção Ir para o início da tela

Para visualizar informação da coleção de uma determinada biblioteca:

  • Na lista de resultados, clique no link do nome da Biblioteca na coluna Acervo
  • No Formato Completo, clique no link Todos os itens

Na janela onde é exibida a coleção de itens que a Biblioteca possui, pode-se aplicar filtros por:
  • ano: somente itens publicados naquele ano são exibidos
  • volume: somente itens do volume selecionado são exibidos
  • sub-biblioteca: somente itens que pertencem à Biblioteca selecionada são exibidos
  • esconder itens emprestados: itens que no momento estão emprestados ou na reserva não são exibidos
A janela de itens oferece as seguintes opções:
  • Reservar o item (se exibido o link)
  • Fazer pedido de fotocópia do item (se exibido o link)
  • Fazer um pedido de reserva de equipamento (se exibido o link)
  • Ver informações complementares do item
Meus Docs Ir para o início da tela

Você pode salvar o resultado de uma pesquisa em Meus Docs. Se você está identificado, os registros salvos em Meus Docs são mantidos para uma próxima sessão. Entretanto, se você não está identificado ou está conectado como Convidado (sem identificação própria), a pasta Meus Docs é apagada quando a sessão de pesquisa é encerrada.

Para adicionar registros em Meus Docs, selecione os registros na lista de resultados e clique em Ad. Meus Docs, na barra de opções. Ao visualizar um registro em Formato Completo, você também pode adicioná-lo à pasta virtual.

Para ver todos os registros salvos, clique em Meus Docs no menu. A pasta Meus Docs oferece:

  • Salvar ou enviar por e-mail os registros que estão em Meus Docs
  • Excluir registros de Meus Docs
  • Criar subpastas e mover registros para estas
  • Excluir e renomear subpastas
  • Criar pedidos de reserva
  • Limpar Meus Docs
Usuário Ir para o início da tela

A tela Informações do Usuário mostra dados referentes à circulação e oferece algumas operações on-line.

Você pode ver seu status atual de circulação, sob o item Atividades, acionando os links:

  • Empréstimos: a tela mostra informações sobre seus empréstimos atuais. Clicando no número sublinhado, na barras de opções, você tem duas alternativas para renovar os seus empréstimos.
    • Renovar Todos: selecione esta opção para renovar todos os empréstimos que estão em seu nome em um único comando.
    • Renovar Selecionados: use esta opção para renovar os itens marcados somente.
  • Histórico de Empréstimos: lista e informa detalhes sobre todos os itens que já foram emprestados em seu nome.
  • Pedidos de Reserva: lista os itens para os quais você solicitou reserva e mostra a situação de cada pedido.
  • Reserva de equipamento (por Biblioteca administrativa): lista os itens para os quais você solicitou reserva de equipamento e mostra a situação de cada pedido.
  • Pedidos de Fotocópia: lista os itens dos quais você solicitou fotocópia e mostra a situação de cada pedido.
  • Transações de Caixa: lista as transações de caixa e mostra o status de cada uma.
Além disto, a tela de Informações do Usuário exibe informações gerais sobre a circulação:
  • Mensagens para o usuário
  • Bloqueios do usuário para atividade de circulação
  • Perfil Pessoal, com opção de modificação do mesmo
  • Perfis de DSI do usuário, com opção de modificação do mesmo
  • Endereço do usuário (o cadastro do usuário deve ter uma autorização especial para atualização)
  • Senha, para alteração de senha
  • Informações Administrativas
  • Deixe uma nota para o usuário
O acesso às Informações do Usuário requer senha, para evitar acessos não autorizados a estes dados. E para proteger as informações pessoais, na maioria das páginas das Informações do Usuário, o sistema não oferece a opção de Voltar do navegador. Se acionado, ao invés de mostrar a página anterior, o Voltar exibe a página acessada antes das Informações do Usuário.

Reservando Itens Ir para o início da tela

Para reservar um item, na visualização do registro em Formato Completo, clique no link do nome da Biblioteca. A lista de itens que a Biblioteca possui é exibida, e você pode clicar em:

  • reservar (se exibido o link) para registrar um pedido de reserva do item.
  • fotocópia (se exibido o link) para efetuar um pedido de fotocópia do item.
  • reserva de equipamento (se exibido o link) para efetuar pedido de reserva de equipamento.
  • expandir para ver detalhes do item:
Se a lista de exemplares mostra a data de devolução, isto indica que o mesmo está emprestado no momento.

Reservas Agendadas Ir para o início da tela

Algumas bibliotecas mantêm itens da coleção reserva para os quais oferecem pequenos períodos de empréstimo (por exemplo, por uma ou duas horas).

Para fazer uma reserva, chamada agendada:

  • Selecione um item da coleção reserva na lista de itens e clique em reservar. Uma agenda de horários para aquele item é exibida.
  • Selecione um horário disponível e clique no link para reserva. O item fica, então, disponível para retirada naquele horário escolhido.
Pedidos Especiais Ir para o início da tela

A função de Pedido Especial permite você reservar itens não localizados no OPAC da Web, mas que constam nos antigos arquivos de fichas. O link para efetuar um Pedido Especial é exibido na barra de menu, desde que o perfil do usuário identificado tenha autorização para a operação.
Para efetuar um Pedido Especial:

  • Na barra de menu, clique em Reserva Especial. Um formulário para preenchimento é exibido
  • Preencha com o máximo de informações possível, incluindo título e número de chamada e clique OK
  • A Biblioteca processa o pedido, isto é, identifica o item e o encaminha para o usuário caso o mesmo esteja disponível
Salvando e Enviando Resultados por E-mail Ir para o início da tela

Uma vez que você tem alguns registros do resultado da pesquisa selecionados, você pode:

  • Enviá-los por e-mail:
    • Clique em Salvar/E-mail para abrir o formulário de envio ou salvamento de registros
    • Selecione o formato do registro ou, alternativamente, defina um formato próprio. Preencha o campo E-mail (Assunto, Nome e Texto são opcionais)
    • Clique em OK
  • Salvá-los no PC:
    • Clique em Salvar/E-mail para abrir o formulário de envio ou salvamento de registros
    • Selecione o formato do registro ou, alternativamente, defina um formato próprio
    • Deixe o campo de endereço de e-mail em branco. Os campos Nome, Assunto e Texto são opcionais
    • Clique no OK
    • Clique em Salvar Seleção
    • Opções para salvamento e nome de arquivo são mostradas
A opção de Salvar no Servidor permite a você salvar registros selecionados ou um resultado de pesquisa (a partir da lista de resultados) no servidor. Esta opção somente é oferecida se no perfil de seu usuário a mesma estiver autorizada.

Perfis de DSI Ir para o início da tela

DSI (Disseminação Seletiva de Informação) é um serviço projetado para envio de alerta ao usuário referente a novos documentos incluídos ou atualizados no catálogo, desde que atendam aos temas de seu interesse. Através do mecanismo de DSI, a Biblioteca tem condições de enviar avisos sobre novas publicações recebidas, bem como de fascículos de periódicos que chegam, sobre uma determinada área de conhecimento.

O usuário com permissão para registrar perfis de DSI, deve clicar em Pefil de DSI na lista de resultados de pesquisa ou na tela de pesquisas anteriores. A tela para registro dos dados é exibida, e contém os seguintes campos:

  • Nome do DSI: informe um nome sob o qual você quer salvar o seu pedido.
  • Formato de impressão: selecione o formato de impressão que você deseja ao receber os registros.
  • Intervalo: define o intervalo de tempo para execução do seu pedido de DSI, por exemplo, 7 dias, 4 semanas, etc.
  • Mensagem de DSI: informe um texto para a mensagem a ser incluída no corpo do aviso de DSI.
  • Expressão de pesquisa: mostra a expressão para pesquisa, por exemplo, words= Buddhism).
  • Biblioteca para DSI: você pode definir se o DSI deve ser executado sob o acervo de uma determinada biblioteca ou independente da localização do material.
  • Lista de bases para DSI: selecione as bases de dados sob as quais você deseja que seu pedido de DSI seja executado.
  • E-mail alternativo: você pode definir um e-mail alternativo para envio dos resultados do DSI.
  • Assunto do e-mail: indique um assunto para o e-mail que é enviado com os resultados do DSI.
  • Data de vencimento: indique a data final, até a qual o perfil definido tem validade. Os resultados do DSI não são enviados após esta data.
  • Suspender SDI de/até: você pode suspender o envio de resultados do DSI por um determinado período (férias, por exemplo).
  • Codificação: selecione a codificação de caracteres na qual deseja receber os resultados do DSI.
  • Mensagem para resultados vazios: você define se deseja ou não receber avisos do DSI mesmo que a pesquisa tenha resultado zero.
Para visualizar todos seus perfis de DSI, acione Usuário e clique no link Perfis DSI, localizado na barra de opções. A página aberta permite verificar, modificar, duplicar e excluir os perfis. Neste opção, você pode também refinar os perfis. E acionando a opção Pesquisa On-line, faz com que o perfil selecionado seja executado em tempo real. Os documentos recuperados na Pesquisa On-line não são incluídos nos alertas de DSI.
Trabalhando com a Lista de Resultados Ir para o início da tela

A lista de registros recuperados aparece na tela Resultados. Quando você submete uma pesquisa, ou quando você clica na entrada sublinhada que é oferecida ao acionar a pesquisa por lista, a tela com os Resultados é exibida. A lista exibe no máximo 1000 registros que atendem aos critérios da pesquisa feita. Os registros são numerados em ordem crescente na lista. No entanto, os resultados podem ser exibidos de outras formas, usando as opções de ordenação oferecidas.

Você pode mover-se de um registro para outro através das opções Ir para texto ou Ir para # (número do registro).

Há uma variedade de informações da tela de resultados. A expressão de pesquisa é exibida à esquerda, na parte superior. A seguir as opções que a tela oferece.

Criar sub-conjunto Ir para o início da tela

Criar um sub-conjunto dá a possibilidade de você trabalhar com o resultado, registros recuperados em uma pesquisa. Marque os registros exibidos na lista, clicando na caixa exibida ao lado do número de cada um, e depois acione Criar sub-conjunto. A lista de resultados passa a exibir, então, somente os registros gravados no sub-conjunto. O sub-conjunto pode ser tratado exatamente como um resultado de pesquisa: registros podem ser marcados, adicionados à lista, enviados por e-mail, ou darem origem a um novo sub-conjunto.

O novo resultado permanece nas Pesquisas Anteriores até o encerramento da sessão. A forma de distinguir um sub-conjunto do resultado anterior, é através do número de registros de cada um, pois a descrição é a mesma para o resultado da pesquisa original e do sub-conjunto. Na opção de Pesquisas Anteriores, sub-conjuntos podem ser combinados com outros resultados.

Para mais informações, consulte Pesquisas Anteriores.

Filtrar Ir para o início da tela

Acionando o Filtrar na barra de opções da lista de resultados, você pode reduzir o resultado da pesquisa, seja indicando seus próprios critérios de filtro ou selecionado uma das opções pré-definidas.

Ordenar os resultados da pesquisa por relevância Ir para o início da tela

Você pode ordenar por relevância os resultados de sua pesquisa com a adição de novos termos à sua pesquisa original. Os registros serão listados de acordo com fórmula que leva em consideração o número de vezes que a palavra aparece no registro, o número de vezes que aparece em toda base de dados, e o peso dado à palavra (por exemplo, se a palavra aparece no título é possível atribuir um peso maior).

Refinar Ir para o início da tela

Refinar permite ampliar ou restringir sua estratégia de pesquisa, expandindo ou especificando a expressão ou criando sub-conjuntos de sua pesquisa. A modificação da pesquisa pode ser feita através de comandos CCL ou através das opções drop-down oferecidas na tela. Você também pode efetuar uma pesquisa totalmente nova.

Ordenar Ir para o início da tela

Você pode ordenar utilizando as opções de ordenação pré-definidas. Alternativamente, na lista de resultados, você pode clicar no nome de cada coluna para ordenação da lista (clicando no Autor, por exemplo, a lista é ordenada alfabeticamente pelo campo Autor).

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